Seguidores

domingo, 10 de fevereiro de 2013

No AM, peixe-boi é resgatado após maus tratos e poderá ficar paralisado


Fonte: Ambiente Brasil, Fev/2013 (http://noticias.ambientebrasil.com.br)
Notícias - 8 de fevereiro de 2013
Um filhote de peixe-boi resgatado nesta semana no município de Coari, a 363km de Manaus, sofria maus tratos. O primeiro diagnóstico do animal, realizado pelo veterinário do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Anselmo D’Affonseca, e divulgado na quinta-feira (7), aponta que o peixe-boi está muito debilitado e deverá ficar com uma nadadeira paralisada. 


O animal foi encaminhado ao Instituto na terça-feira (5), em um táxi aéreo, e chegou por volta de 17h para receber os cuidados necessários. De acordo com o veterinário, o filhote era vítima de maus tratos de um habitante do município que, de acordo com informações passadas ao veterinário, não queria entregar o animal para os devidos cuidados.

“Ele veio com um ferimento grave na nadadeira, suspeito de uma fratura que já está em processo de consolidação, mas houve comprometimento da articulação, então o animal vai ficar com a nadadeira paralisada”, explicou D’Affonseca.

O filhote, que tem apenas alguns dias, está sendo mantido hidratado, tomando leite, além de aplicações de antiinflamatórios, tudo sob a supervisão de pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do veterinário. Exceto pela nadadeira, que deverá ficar debilitada, uma vez que estava amarrado quando permaneceu sob os cuidados de moradores locais, o peixe-boi deverá recuperar a saúde.

Caso o tratamento não consiga salvar a nadadeira do animal, o membro deverá ser amputado. Neste caso, segundo o Ampa, ele não poderá ser reintroduzido à natureza e será mantido em cativeiro pela Associação. 

Atualmente, a Ampa cuida de cerca de 60 animais. Alguns, como este resgatado em Coari, não têm condições de voltarem ao seu habitat natural, como o ‘Castanho’, que é mantido na sede da associação em Balbina. O animal vive sem a nadadeira caudal, que é a principal para locomoção do animal, e fica exposto para aulas de educação ambiental. 

Em 2012, 13 filhotes foram resgatados pelo Inpa em todo o Amazonas. Este ano, quatro já foram capturados. 

Como denunciar
– No caso de encontro de peixes-bois ou seus filhotes, é necessário entrar em contato com a Polícia Ambiental ou com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para resgatá-los. “Manter um animal silvestre em sua posse de forma irregular é crime”, atentou o veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário